Empréstimos Consignados do INSS chegam a R$ 2,29 bilhões
Postado por MGonzalez no 8 de Abril de 2011As contratações de crédito consignado pelos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) somaram R$ 2,29 bilhões em janeiro. O resultado foi 4,1% superior ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Ministério da Previdência Social.
Fazem parte deste montante os empréstimos pessoas e as operações com cartão de crédito que serão descontadas direto na folha de pagamento. Em número de operações, janeiro registrou 1.154.152 contratos, 46,28% superior ao registro de dezembro, quando 789.015 empréstimos foram efetivados. Comparado ao mesmo mês de 2010, houve diminuição de 0,81%.
Juro do empréstimo consignado vai de 0,99% a 2,30%
O juro do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS varia de 0,99% até 2,30% ao mês. A diferença foi constatada nesta sexta-feira pela reportagem em cinco financeiras de Ribeirão Preto.
O valor das parcelas é descontado diretamente do benefício previdenciário e o máximo a ser comprometido é de 30% do valor da aposentadoria ou pensão.
Nas financeiras pesquisadas, o número máximo de parcelas é de 60 meses.
Antes de contrair o empréstimo, o beneficiário precisa pesquisar.
O aconselhável, orienta José Luiz Pontim, coordenador do Procon, é que a pesquisa seja em pelo menos três instituições.
"Fechar com o primeiro que encontrar não é a saída. Antes é preciso ver o mais barato, indo pessoalmente ao endereço, se possível", diz Pontim.
Há casos em que o aposentado ou pensionista que já pagou um percentual da dívida contraída anteriormente e precisa de outro empréstimo recorre a outra instituição que adquire a dívida, assim, ele pode fazer um novo empréstimo.
Se optar por transferir de uma instituição para outra que ofereça melhores condições, depois de pagar um número de parcelas, o beneficiário volta a ter o compromisso de pagamento em 60 meses.
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 8 de Abril de 2011
Categorias: Cheque Especial, Emprestimos, Emprestimos aposentados, Emprestimos consignados, Emprestimos INSS, Emprestimos pessoais, Emprestimos pessoal, INSS
Sem comentários
RSS de comentários. TrackBack URI