Busca:

Para os brasileiros o crédito não e a principal função dos bancos


A concessão de crédito é vista pelos brasileiros apenas como a terceira mais importante função de um banco, segundo o estudo “Bancos: exclusão e serviços”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O empréstimo de dinheiro foi mencionado por 4,5% dos brasileiros como a atividade mais importante das instituições financeiras.

Para 52,1% dos brasileiros, a principal função dos bancos é movimentar ou guardar dinheiro. A segunda atividade mais reconhecida foi a oferta de produtos e serviços e pagamentos de contas, opção escolhida por 29,5% dos entrevistados.

Para Luis Miguel Santacreu, analista de bancos da consultoria Austin Asis, a percepção sobre as atividades do banco varia conforme a necessidade do cidadão. Para muitos, banco é o lugar onde o dinheiro é guardado e sacado. “Os bancos não são reconhecidos como instituição que concede crédito. Muita gente faz compras pelo crediário em lojas, mas não sabe que o banco está por trás do empréstimo”, afirma.

Nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste), o percentual de pessoas que consideram os empréstimos a atividade mais representativa dos bancos foi ainda menor, de 3,4%. Enquanto isso, nas regiões Nordeste e Norte pouco mais de 6% dos entrevistados destacaram o empréstimo de dinheiro como atividade principal das instituições.

Vontade de ter conta

O estudo do Ipea mostra que 39,5% de brasileiros não possuem conta bancária e que, desse total, 40,6% manifestam vontade de ter. Também entre os que ainda não são bancarizados, 26,6% acreditam que têm condições financeiras necessárias e atrativas para os bancos.

A escolha do banco é feita mais pela empresa em que o cidadão trabalha do que por ele próprio, segundo o estudo. Pouco mais de 35% dos brasileiros afirmam que abriram conta corrente na instituição que o empregador apontou.

Outras motivações para a seleção da instituição financeira variam de uma região para outra. A confiança no banco foi apontada como fator decisivo principalmente por entrevistados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Enquanto isso, a localização do banco teve mais peso na escolha dos moradores do Sudeste. No Sul, a tradição no relacionamento com o banco tem maior relevância, sendo a principal motivação para 31,4% da população.

Fonte: Economia IG

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários.

Comentários encerrados

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil