Para os brasileiros o crédito não e a principal função dos bancos
Postado por PMorales no 6 de Janeiro de 2011A concessão de crédito é vista pelos brasileiros apenas como a terceira mais importante função de um banco, segundo o estudo “Bancos: exclusão e serviços”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O empréstimo de dinheiro foi mencionado por 4,5% dos brasileiros como a atividade mais importante das instituições financeiras.
Para 52,1% dos brasileiros, a principal função dos bancos é movimentar ou guardar dinheiro. A segunda atividade mais reconhecida foi a oferta de produtos e serviços e pagamentos de contas, opção escolhida por 29,5% dos entrevistados.
Para Luis Miguel Santacreu, analista de bancos da consultoria Austin Asis, a percepção sobre as atividades do banco varia conforme a necessidade do cidadão. Para muitos, banco é o lugar onde o dinheiro é guardado e sacado. “Os bancos não são reconhecidos como instituição que concede crédito. Muita gente faz compras pelo crediário em lojas, mas não sabe que o banco está por trás do empréstimo”, afirma.
Nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste), o percentual de pessoas que consideram os empréstimos a atividade mais representativa dos bancos foi ainda menor, de 3,4%. Enquanto isso, nas regiões Nordeste e Norte pouco mais de 6% dos entrevistados destacaram o empréstimo de dinheiro como atividade principal das instituições.
Vontade de ter conta
O estudo do Ipea mostra que 39,5% de brasileiros não possuem conta bancária e que, desse total, 40,6% manifestam vontade de ter. Também entre os que ainda não são bancarizados, 26,6% acreditam que têm condições financeiras necessárias e atrativas para os bancos.
A escolha do banco é feita mais pela empresa em que o cidadão trabalha do que por ele próprio, segundo o estudo. Pouco mais de 35% dos brasileiros afirmam que abriram conta corrente na instituição que o empregador apontou.
Outras motivações para a seleção da instituição financeira variam de uma região para outra. A confiança no banco foi apontada como fator decisivo principalmente por entrevistados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Enquanto isso, a localização do banco teve mais peso na escolha dos moradores do Sudeste. No Sul, a tradição no relacionamento com o banco tem maior relevância, sendo a principal motivação para 31,4% da população.
Fonte: Economia IG
Related Posts
Post Relacionados
Publicado em: 6 de Janeiro de 2011
Categorias: Antecipações, Cheque Especial, Custo Efetivo Total, Emprestimos, Emprestimos aposentados, Emprestimos consignados, Emprestimos Imobiliarios, Emprestimos pessoais, Emprestimos pessoal, FGTS, Taxa Anual Efetiva Global
Sem comentários
Comentários encerrados